A MELHOR SERIE DE MUSCULAÇÃO

16-04-2011 23:26

Melhor série de Hipertrofia na Musculação - 24/01/01

Qual seria a melhor serie para hipertrofia na Musculação, 3x15 ,3x10 ou 3x12? -Carlos Alberto - Estudante.

 

Oi Carlos! Segundo o modelo de Michael Yessis, PhD - A margem de séries para se conseguir um bom ganho de hipertrofia fica entre 7-12 repetições com intervalos de 1,5-2 min entre elas com rítmos lentos a moderados utilizando cargas em torno de 80-90% de 1RM (repetição máxima). Embora alguns autores digam ser possível variar de 6-15 repetições, constata-se que são as de 10-15 que trazem melhor estímulo no crescimento muscular . Mas é claro, respeitando o grau de condicionamento / treinamento de cada indivíduo .

 

A carga deve ser apropriada devendo-se aumentar o número de repetições de acordo com a progressão do treinamento, dentro das margens de hipertrofia. Treinar com cargas muito elevadas e manter a execução do exercício dentro de uma amplitude de movimento completa das articulações envolvidas pode ser extremamente difícil, especialmente entre os principiantes, os quais só pensam levantar mais e mais cargas para satisfazer o ego, mas não em respeito ao princípio da sobrecarga . Desta forma, é muito comum observar uma redução da amplitude do movimento em detrimento de uma maior sobrecarga, resultando, portanto, uma perda de flexibilidade, desequilíbrios de força entre diferentes ângulos da articulação e uma maior predisposição à lesões quando a musculatura for estressada em seu ponto de distensão.

 

Pedimos opinião para alguns Consultores do CDOF e eles gentilmente responderam:

 

Prof. César Augustus, Pós-graduado em Ginástica Postural Corretiva em Mogi das Cruzes :

- 10 com intervalos de 1,2 a 2 minutos

Prof. Luiz Domingues Filho, autor de vários livros como Manual do Personal Trainer Brasileiro :

- Depende do grupo muscular, mas fique com 10.

Prof. Luiz Carlos de Moraes, Educador Físico, há 26 anos no Mercado do Fitness e Esportes e Consultor de alguns jornais na área de Fisiologia do Exercício :

 

- Esse assunto de hipertrofia muscular é um dos que ainda geram muita polêmica. Entretanto, alguns fatores já estão bem estabelecidos pela ciência como por exemplo o genético e o tipo de treinamento mais ou menos adequado para esse ou aquele indivíduo. Para cargas pesadas que permitam 10 repetições impedindo a 11ª, parece, tanto na teoria como na prática ser fundamental.

 

Existe a discussão de qual seria melhor ou teria mais resultado: três ou uma série de 10 repetições. Quando comparadas, existem pesquisas que defendem tanto uma como a outra e por isso mesmo não se tem uma definição clara e acredito não haver diferenças significantes. Sabe-se que os efeitos da hipertrofia estão relacionados com a liberação natural dos hormônios anabolizantes tais como a testosterona e o de crescimento e, para que isso aconteça é necessário treinar pesado. Com uma série a possibilidade de se atingir um percentual maior de força é maior do que com três por razões óbvias. Com três séries, como a maioria faz, as pessoas advogam um recrutamento maior de unidades motoras e isso pode estar relacionado com a maior sensação de esforço percebido. Isso pode ser psicológico ou não.

Existem pesquisas de boa confiabilidade defendendo múltiplas séries e também outras advogando série única. Como a maioria das pessoas hoje em dia não têm muito tempo para fazer musculação ou outra atividade física, e são essas mesmas pessoas a maioria dos nosso clientes, pode-se optar por um programa de 6 a 8 exercícios multiarticulares com séries únicas de 10 repetições usando-se o método alternado por segmento.

Outra vantagem de se trabalhar assim é na questão da aderência ao programa. Como a literatura atual ainda sugere uma carga de 85% a 90% da Força Máxima e repetições de 6 a 8 quando se deseja adquirir a força pura, 70 a 85% da FM e 8 a 12 repetições para a força dinâmica e 40 a 60% da FM com mais de 12 repetições quando o objetivo for a resistência muscular localizada, o melhor para a hipertrofia ainda é repetições de 8 a 12.

Agora, usar uma ou três séries vai depender do cliente que temos em mãos e o bom senso para decidir. Se for um atleta com tempo disponível...

 

Referências a favor de séries múltiplas: 1) Berger RA. Effect of varied weight training programs on strength. Res Q1962 : (2): 168-81 2) Kramer JB, et al. Effect of single vs muitlple sets of weight training : impact of volume, intensity and variation. J Strength Conditioning Res 1997: 11 (3): 143-7

 

Referências a favor de uma série: 1) Feigenbaum MS & Pollock ML. Strength training - Rationale for current guidelines for adult fitness programs. Physician and Sportsmedicine 1997 : (2) : 44-& 2) Carpinelli RN & Otto RM. Strength training - Single versus multiple sets. 1998: 26 (2): 73-84. 3) Chris JH, et al. Single versus multiple sets in long-term recreational weightlifters. 2000: (1): 235-242.

 

Outras referências 1) DELAVIER Frédérick - Guia dos Movimentos de Musculação - Abordagem Anatômica - Ed. Manole 2ª edição - São Paulo S.P. 2000. 2) FLECK Steven J. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular - 2ª edição - Porto Alegre - R.S. - Editora Artes Médicas Sul Ltda. - 1999. 3) ZATSIORSKY, Vladimir M. - Ciência e Prática do Treinamento de Força - São Paulo - S.P. - Phorte Editora Ltda., 1999.

 

Prof. Alfredo César, mestre em Motricidade Humana pela UNESP:

É importante lembrar que 75% do músculo esquelético é formado por água, 20% por proteína e o restante consiste de sais orgânicos, enzimas, pigmentos, lipídios e glicídios (McArdle, 1986). Todos os componentes da célula muscular ocupam espaço contribuindo para a hipertrofia muscular:

 

miofibrilas = 20 a 30% = grande tensão

sarcoplasma = 20 a 30% = metabolismo anaeróbio

mitocôndria = 15 a 25% = metabolismo anaeróbio

gordura = 10 a 15% = dieta

capilares = 3 a 5% = metabolismo aeróbio + anaeróbio

glicogênio = 2 a 5% = metabolismo aeróbio + anaeróbio + dieta

tecido conectivo = 2 a 3% = contrações excêntricas

outras substâncias = 4 a 7% = met. aeróbio + aeróbio + dieta

 

O músculo também está composto por fibras de contração lenta (Ia e Ib), de contração rápida (IIa e IIb) e intermediárias (IIc), sendo variada sua proporção, existindo pessoas com predominância de uma ou outra (determinado geneticamente). Estímulos de baixa intensidade recrutam as de contração lenta e estímulos de alta intensidade as de contração rápida. As intermediárias só se esgotarão através de esforços de relativa intensidade e duração. Os músculos que possuem poucas fibras de contração rápida, quando submetidos a estímulos de alta intensidade apresentam hipertrofia nestas fibras, mas não nas outras, ganhando em força, mas com discreto aumento no corte transverso da massa muscular (hipertrofia). Assim, é necessário hipertrofiar os outros tipos de fibras, as intermediárias e/ou lentas através de estímulos de média intensidade (em relação as de contração rápida), porém elevados em relação às intermediárias. Esses pesos permitem repetições entre 10 e 25. Vale lembrar que as fibras lentas tipo Ia não sofrem hipertrofia, mas melhoram o processo de oxidação, mas não a síntese proteica. Nas fibras lentas Ib há alterações de hipertrofia quando estimuladas com um número de contrações superior a 25. Importante, as unidades motoras com mais alto teor de excitabilidade envolvem as fibras de contração rápida tipo II. As fibras de contração rápida são as que melhor se adaptam à hipertrofia. Assim, pessoas com predominância de fibras de contração rápida obtém níveis superiores de hipertrofia em relação as pessoas com predominância de fibras de contração lenta (Rodrigues, 1990; 1992).

 

Com relação a repetições, alterações fisiológicas e grau de hipertrofia pode-se definir:

 

de 1 a 5 rep. = > síntese de proteína contrátil = fibra IIb = grau de hipertrofia 3 (bom)

de 6 a 12 rep.= > síntese de proteína contrátil + hipertrofia sarcoplasmática = fibras IIa e IIb = grau de hipertrofia 4 (ótimo)

de 12 a 20 rep. = hipertrofia sarcoplasmática + > síntese de proteína contrátil = fibra IIc = grau

de hipertrofia 2 (regular) > 20 rep. = hipertrofia sarcoplasmática = fibra Ib = grau de hipertrofia 1 (baixo) (Hatfield, 1985 citado por Rodrigues, 1990; 1992).

 

Quando o objetivo for hipertrofia máxima deve-se adequar os pesos e repetições a todos os tipos de fibras musculares. Assim, deve-se trabalhar com diferentes níveis de pesos e repetições enfatizando o grupo de fibras muscular que prevalece na estrutura do músculo. Assim, pode-se usar diferentes métodos de treinamento como pirâmide crescente (aumenta o peso diminuindo rep.) ou decrescente (diminui o peso aumentando rep.), super-set (treinar 2 músculos antagônicos), série composta (2 exercícios do mesmo grupamento muscular), pré-exaustão, etc. Tudo isso depende do objetivo da pessoa, grau de treinamento, fase de periodização e deve ser prescrito por um profissional de educação física especializado.

 

Exemplos de variações da sobrecarga para um treino avançado, com objetivo de hipertrofia:

1 a 2 grupos (séries) = 4 a 6 rep. = peso máximo = execução rápida com pausa entre as repetições

3 a 4 grupos (séries)= 8 a 12 rep. = peso máximo= execução moderada com pequenas pausas entre as repetições

5 a 6 grupos (séries) = 15 a 25 rep. = peso máximo = execução lenta com tensão continua (Hatfield, 1985 citado por Rodrigues, 1990; 1992)

 

O número de grupos (séries), varia normalmente de um a seis por exercício, havendo sempre intervalo entre eles. A escolha do número de grupos, repetições e carga variam de acordo com os objetivos, nível de condicionamento, individualidade e fase de periodização. Também é importante lembrar que para se obter bons resultados com a musculação é preciso utilizar a maior carga possível para o número de repetições estipuladas (Rodrigues, 1990; 1992). 

  SUPLEMENTOS ALIMENTARES NACIONAIS E IMPORTADOS...zeu_no3@hotmail.com  cel:992705112

 

 

 


NÃO BASTA TER FORÇA,TEM QUE TER DETERMINAÇÃO

 

 

 

Notícias

Estudo comparativo dos diferentes tipos de respiração na musculação

15-12-2010 13:28

 Estudo comparativo dos diferentes tipos de respiração na musculação

Publicado em 28/06/2010

O objetivo deste estudo foi identificar que método de respiração é mais adequado para o treinamento de força. Basicamente, três métodos foram estudados: 1) Inspiração na fase concêntrica; 2) Expiração na fase concêntrica; 3) Respiração bloqueada. Os dados foram coletados utilizando um esfignomanômetro para medida da pressão arterial, visando verificar as repostas cardíacas durante um exercício de leg press numa amostra de 156 indivíduos. A pressão arterial foi obtida durante a 10a e 15a repetição, na terceira série de exercício. Outra medida foi realizada durante uma situação de repouso. Análise de Covariância, controlando para as diferenças individuais foi realizada para Pressão Arterial Sistólica e Diastólica e teste Post Hoc Tukey foi usado com um valor de p = 0,05. Os resultados demonstraram que o método utilizando expiração durante a fase concêntrica apresentou a menor influência sobre a pressão arterial sistólica.

Formato:
Assunto:
Tipo / Tamanho:
PDF • 188 kb
Downloads:
1232
 

Playboy faz ensaio em homenagem ao filme Tron:o Legado

15-12-2010 13:23

 

Playboy faz ensaio em homenagem ao filme 'Tron: O Legado'

Modelos posam sobre a 'lightcycle', motocicleta futurista usada no filme, usando apenas neons sobre o corpo

por Redação Galileu

Se tem uma coisa que não combina muito com um filme da Disney é um ensaio da Playboy. Mas a edição da revista americana resolveu fazer uma sessão de fotos em homenagem ao filme "Tron: O Legado" e parece ter agradado geeks e fãs de tecnologia.

O ensaio traz as modelos Irina Voronina e Sasckya Porto pintadas com os neons luminosos usados nos efeitos especiais do filme. Para a alegria dos fãs do filme, elas posam sobre a 'lightcycle', motocicleta futurista apresentada no long dirigido por Joseph Kosinki.

Veja algumas fotos abaixo - as fotos mais picantes você encontra no site da Playboy:

   Reprodução
Modelos posaram sobre a motocicleta futurista usada no filme

 

   Reprodução
Ensaio tem referências ao armamento usado no filme

 

   Reprodução
O ensaio traz as modelos Irina Voronina e Sasckya Porto pintadas com os neons luminosos

"Tron: O Legado" chega aos cinemas brasileiros no dia 17 de dezembro, vinte e oito anos depois do filme "Tron: Uma Odisséia Eletrônica". A sequência traz um ambiente high tech, cenas de ação dignas dos melhores videogames e ainda uma história bem ao estilo Disney: filho procura pai desaparecido, luta contra o mal e com uma pitada de romance leve. Mas não pense que o filme foi feito para crianças pequenas. Tron deve deve agradar mais adolescentes e malucos por games – principalmente os saudosos dos anos 80.

>> Galileu já assistiu ao filme "Tron: O Legado". Veja a análise do site

continuação do clássico de ficção científica dos anos 1980 traz a mesma essência na ambientação, mas transporta a arquitetura do mundo imaginado no passado por Steven Lisberger e Bonnie MacBird para o design contemporâneo. Aliás, se uma coisa chama atenção em Tron, são as linhas futuristas do cenário, roupas e veículos.

>> Siga a Galileu no Twitter

>> Baixatudo: papel de parede de Tron

Temas relacionados

Jogos online

15-12-2010 13:18

 

 
Papa's Burgeria

Papa's Burgeria

O dono de Papa's Pizzeria está de volta para administrar uma loja de fast-food.

Jogos de Cozinhar
Neon Race

Neon Race

Corra por uma cidade de neon, chegando ao fim do trajeto antes de acabar o tempo.

Jogos de Corrida
Gravity Guy

Gravity Guy

Use a gravidade para fugir

A-Team

A-Team

Elimine soldados escondidos

Gun Blood

Gun Blood

Um intrigante duelo de armas

Youda Farmer 2 - Save the Village

Youda Farmer ...

Entregue alimentos na cidade

Jogos Online Mais Novos

Mais Jogos Novos
Gloomy Truck

Gloomy Truck

Carregue caixas pela cidade

Army Training

Army Training

Treine com alvos de madeira

Hurry Up Bob

Hurry Up Bob

Fuja da lava na mina subterrânea

Tankmen Battle - Somewhere In Nevada

Tankmen Battl...

Ganhe lutas com o Tankmen

Sonya the Spy - CERN Episode

Sonya the Spy...

Explore o centro de pesquisas

Ice Age Rampage

Ice Age Rampage

Ande de carro na Era do Gelo

Free Kick League

Free Kick League

Chute por cima da barreira

City Sniper

City Sniper

Encontre atiradores nos prédios

Isoball 3

Isoball 3

Labirintos muito mais complexos

The Saddest Little Zombie

The Saddest L...

7 erros em uma história de terror

Sim Taxi - Bubble City

Sim Taxi - Bu...

Dirija o táxi pela cidade divertida

Runner

Runner

Pule obstáculos enquanto corre

Catastrophi

Catastrophi

Ache o gato no planeta perdido

The Guardian - Chapter 2: The Lantern of Nightmares

The Guardian ...

Ajude o herói de Neveah

Undead Rampage

Undead Rampage

Acabe com todos os zumbis

A-Team

A-Team

Elimine soldados escondidos

Cat Salon

Cat Salon

Copie a roupa do gato

Apple Picking Dress Up

Apple Picking...

Vista a garota para pegar maçãs

Amy's Tasty Pastries

Amy's Tasty P...

Faça um bolo de aniversário

Boutique Frenzy

Boutique Frenzy

Escolha a roupa das clientes

Cinderella Beauty Dress Up

Cinderella Be...

Mude a roupa da Cinderella

Rebellious Girl Dress Up

Rebellious Gi...

Vista uma garota rebelde

Tessa's Cook - Christmas Cookies

Tessa's Cook ...

Faça biscoitos com a Tessa

Homecoming Queen

Homecoming Queen

Vista a rainha da formatura

Mais Buscados:

 

LER LIVRO MELHORA A CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO

15-12-2010 11:47

 ren Hesse

The Divine Comedy: Inferno
Dante Alighieri, Mark Musa
The Divine Comedy
Dante Alighieri, Henry Wadsworth Longfellow, Sony Electronic Publishing Company
Inferno
Dante Alighieri, Stanley Lombardo
The lost boy
David J. Pelzer
A child called "It"
David J. Pelzer
The glass castle
Jeannette Walls
Who moved my cheese?
Spencer Johnson
Eat, pray, love
Elizabeth Gilbert
Codependent no more
Melody Beattie
Getting to yes
Roger Fisher, William Ury, Bruce Patton
A New Earth
Eckhart Tolle
Eat, pray, love
Elizabeth Gilbert
Johnny Tremain
Lola H. Jennings, Coleman A. Jennings, Esther Forbes
Witness
Karen Hesse

verão 2010

15-12-2010 10:46

 

 

Verão faz crescer a procura por academias - Verão 2010

22 dez. 2009 ... Verão R7. São Paulo, 14 de Dezembro de 2010 ... de exibir um corpo sarado e enxuto faz a procura por academias crescer nesta época do ano. ...
noticias.r7.com/verao/.../verao-faz-crescer-a-procura-por-academias.html - Em cache

assuntos mais procurados

15-12-2010 09:43

 assuntos mais pesquisados

saúde   atendimento ao cliente   atividade física   administração   profissão   fitness  nutrição   obesidade   suplementação   bem-estar   portal   alongamento   social   educação física   evento   fisiologia   terceira idade   musculação   academia   esportes   marketing  anabolizantes   alternativo   vestibular   cursos   personal   gestante   educação física escolar  

<< 4 | 5 | 6 | 7 | 8